Operação Sorriso realiza Assembleia Geral de 2020

Eleição dos novos membros dos Conselhos e aprovação de contas e de mudança do Estatuto foram as principais pautas

No último dia 29/8, sábado, foi realizada a Assembleia Geral de 2020 da Operação Sorriso do Brasil. Em pauta estavam assuntos como a aprovação do Relatório de Atividades e o Balanço Financeiro, ambos de 2019, uma proposta de alteração do Estatuto e a eleição dos novos membros do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho Multidisciplinar de Saúde.

Devido às medidas de isolamento impostas pela pandemia de COVID-19, a reunião aconteceu de forma virtual pela plataforma 3CX. A Assembleia foi dirigida por Túlio Cabral Prazin de Oliveira, presidente do Conselho Diretor da Operação Sorriso, e secretariada por Selma Regina Pereira de Souza, advogada e voluntária da OSB.

Confira abaixo os principais pontos abordados na conferência online.

Aprovação do Relatório de Atividades e do Balanço Financeiro de 2019

O Relatório de Atividades traz todas as informações sobre a atuação da Operação Sorriso no ano, como número de pacientes atendidos, cirurgias e treinamentos realizados, quantidade de profissionais voluntários da área da saúde credenciados e atuantes por missão, entre outros. Clique aqui para acessar o documento.

Assim como o Relatório, o Balanço Financeiro relativo ao ano de 2019 foi apresentado e aprovado durante a Assembleia. O documento traz os dados referentes às doações, custos operacionais, tributários e trabalhistas, dentre outras informações financeiras. O Balanço Financeiro é auditado por uma empresa independente para garantir a sua credibilidade. Acesse aqui o documento.

Proposta de alteração do Estatuto

Foi proposta e aprovada uma reforma parcial do Estatuto, com alteração no Artigo 41 (veja abaixo).

Texto da versão anterior do Estatuto

“Art. 41 – A OSB terá um Conselho Multidisciplinar de Saúde formado por, no mínimo, 05 (cinco) e, no máximo, 15 (quinze) profissionais da área da saúde, sendo 01 (um) Presidente, 01 (um) Vice-Presidente e os demais membros, todos devidamente inscritos no Conselho Regional da respectiva classe, eleitos pela Assembleia Geral dentre os Associados ou pessoas idôneas referendadas pela OSI e/ou por um Associado, observadas as disposições estatutárias.”

Novo texto aprovado na Assembleia Geral de 2020

“Art. 41 – A OSB terá um Conselho Multidisciplinar de Saúde formado por, no mínimo, 05 (cinco) e, no máximo, 08 (oito) profissionais da área da saúde, sendo 01 (um) Presidente, 01 (um) Vice-Presidente e os demais membros, todos devidamente inscritos no Conselho Regional da respectiva classe, eleitos pela Assembleia Geral dentre os Associados ou pessoas idôneas referendadas pela OSI e/ou por um Associado, observadas as disposições estatutárias.

  • 1º – Os membros do Conselho Multidisciplinar de Saúde deverão, necessariamente, ter qualificação profissional em uma das seguintes especialidades: enfermagem, anestesia, cirurgia ou pediatria (“Especialidades”)
  • 2º – Nas eleições, serão eleitos e empossados, no máximo, 02 (dois) membros de cada uma das Especialidades dispostas no §1º do presente Artigo 41.”

Eleição dos novos membros dos Conselhos

Foram eleitos onze representantes responsáveis pela gestão do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho Multidisciplinar de Saúde. Confira abaixo a lista com a nova equipe de voluntários responsáveis pela gestão da Operação Sorriso.