PESQUISAS CIENTÍFICAS

Os fatores exatos que causam a fissura labiopalatina permanecem desconhecidos, porém, diversos estudos vêm sendo realizados nos últimos anos sobre o assunto.

A Operação Sorriso trabalha em conjunto com universidades do mundo todo, incentivando e auxiliando a pesquisa científica. No Brasil, atuamos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) no campo da pesquisa genética, por meio do Projeto Genoma Humano.

A iniciativa realiza um estudo genético dos pacientes com fissura labiopalatina atendidos durante os nossos programas humanitários e já resultou em uma importante descoberta: as células-tronco do músculo do lábio de portadores de fissuras labiopalatinas, bem como as células-tronco da polpa de seus dentes de leite, podem se transformar em ossos, o que poderá permitir, no futuro, a realização de enxertos ósseos, eliminando a dor para obtenção de osso autógeno e permitindo a reabilitação do osso alveolar em futuras cirurgias.

O Projeto Genoma Humano é liderado pela Dra. Maria Rita Passos Bueno, professora titular de Genética Humana da USP, coordenadora do laboratório de genética de desenvolvimento humano e coordenadora de transferência de tecnologia do Genoma-USP.

Confira alguns estudos científicos publicados por voluntários da Operação Sorriso no campo da fissura labiopalatina.

CIRURGIA

CLÍNICA

GENÉTICA

ODONTOLOGIA

MATERIAL EDUCACIONAL

A Operação Sorriso fornece conteúdo educacional sobre fissura labiopalatina para ajudar os profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre essa malformação. Confira.

– FonoaudiologiaAdministração alimentar no recém-nascido com fissura labiopalatina  e Distúrbios de Comunicação