ATUAÇÃO COM EMPRESAS

Em outubro de 2019, o Instituto Ipsos divulgou um estudo no qual afirma que 77% dos brasileiros preferem empresas que apoiam projetos sociais. Entre as causas mais citadas estão: combater a fome e a pobreza (79%), proporcionar água potável e saneamento básico (69%) e oferecer educação e oportunidades de aprendizagem (63%).

Dados como esse são cada vez mais comuns. Empresas que adotam políticas consistentes de responsabilidade social ganham a preferência do consumidor no momento de compra de um produto ou serviço.

Em 2018, a Lays e a Operação Sorriso dos Estados Unidos lançaram a campanha “Smile with Lays” (Sorria com a Lays). O intuito era incentivar as pessoas a comprar pacotes de batata da Lays e postarem selfies com os pacotes da batata. Para cada pacote comprado, a Lays doava para a Operação Sorriso. A ação teve resultados incríveis:

Pilares de atuação da Operação Sorriso

  • Promovemos cirurgias e tratamentos gratuitos para crianças e adultos com fissuras faciais, principalmente para famílias em situação de pobreza
  • Capacitamos e treinamos profissionais e residentes em diversas áreas da saúde para ampliar a rede de atendimento aos pacientes fissurados no Brasil
  • Formamos líderes humanitários por meio de projetos e da orientação de estudantes (escolas e universidades), integrando-os no trabalho social e no atendimento às pessoas com fissuras faciais

Como a minha empresa pode contribuir?

  • Ações de marketing relacionado à causa
  • Campanhas sazonais (arrecadação de fundos relacionados a comemorações, como aniversário da empresa, Dia das Crianças, Natal etc.)
  • Doações espontâneas
  • Licenciamento de produtos
  • Patrocínio de missões humanitárias
  • Prestação de serviços pro bono
  • Venda de produtos solidários
  • Voluntariado

Dedução fiscal

A Operação Sorriso possui o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o que permite aos seus doadores (pessoas jurídicas) deduzir como despesa o valor doado até o limite de 2% do lucro operacional.

A possibilidade de dedução do valor doado como despesa (limitado a 2% do lucro operacional) gera redução do valor sujeito a incidência do Imposto de Renda, Adicional de IR e Contribuição Social Sobre o Lucro, permitindo que a empresa recupere 34% do valor doado. Portanto, para cada R$ 100 lançados como despesa operacional, R$ 34 podem ser deduzido do IR a pagar.

Para saber mais, clique aqui.

Voluntariado corporativo

Ao estimular o voluntariado corporativo, a empresa permite que seus colaboradores se desenvolvam pessoalmente e profissionalmente, ampliando suas visões de mundo e promovendo a participação na construção de uma sociedade mais justa.

A Operação Sorriso valoriza o engajamento dos colaboradores das empresas que a patrocinam e oferece um amplo leque de possibilidades de atuação, como a participação dos colaboradores em missões humanitárias e a realização de eventos e atividades dentro da empresa.

Entre em contato conosco caso tenha interesse em desenvolver programas de voluntariado na sua empresa.