A OPERAÇÃO SORRISO

Somos uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, reunindo cerca de 6 mil profissionais da área da saúde de 80 países. Atuamos por meio de missões humanitárias, nas quais realizamos atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina.

O nosso objetivo é transformar a vida dessas pessoas, devolvendo-lhes o sorriso, a autoestima e a perspectiva de inclusão social. Nossa atuação Brasil teve início em 1997, quando realizamos a nossa primeira missão em Fortaleza, no Ceará.

Clique aqui para conferir o relatório completo sobre as missões realizadas no Brasil desde 1997.

MISSÕES HUMANITÁRIAS

Para realizar uma missão, mobilizamos profissionais voluntários da área da saúde, suprimentos e toda a estrutura cirúrgica, inclusive os equipamentos, para as regiões mais remotas do país, onde há poucos centros de tratamento especializados.

Todos os nossos procedimentos seguem altos e rígidos padrões de atendimento definidos pelo Medical Global Standards da Operation Smile. As normas estão em concordância com os melhores padrões e normas técnicas exigidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

Durante as missões, treinamos médicos residentes, incentivamos a criação de centros locais de atendimento e treinamos profissionais da saúde locais para que possam dar continuidade ao tratamento multidisciplinar dos nossos pacientes. Também possuímos uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) no campo da pesquisa genética com o Projeto Genoma. Clique aqui para saber mais sobre a parceria.

CLUBES ESTUDANTIS

Outro pilar fundamental da nossa atuação é fomentar a criação de clubes estudantis em escolas e universidades para formar futuros líderes humanitários. Os estudantes desenvolvem projetos ao longo do ano sobre a nossa orientação e são integrados no atendimento às comunidades e aos pacientes em nossas missões. Leia mais sobre a nossa atuação com os estudantes.