TRATAMENTO PÓS-CIRURGIA

Um dos pilares da nossa organização é desenvolver o atendimento às pessoas com fissura facial. Em muitos casos são necessários tratamentos complementares, como odontologia e fonoaudiologia, para garantir a recuperação plena do paciente. Desta forma, trabalhamos para estimular a criação de centros especializados em regiões com poucos recursos, minimizando os transtornos gerados pelo deslocamento. Também investimos continuamente no treinamento e capacitação dos profissionais locais. Confira abaixo alguns resultados desse trabalho.

Porto Velho, Rondônia

Núcleo de Fissurados

O Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis) do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro surgiu a partir da nossa atuação na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Entre setembro de 2018 e fevereiro de 2020, foram cadastrados 158 pacientes com fissuras faciais, sendo que 29 deles foram operados pelo cirurgião plástico Alexei Andrade. O NUFIS é coordenado pela Enfª. Maria José Micheletti. Ambos os profissionais são voluntários da Operação Sorriso e contratados da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia.

Em abril de 2019, a Operação Sorriso fez uma cessão de equipamentos instrumentais cirúrgicos no valor de R$ 21.534 para o Nufis. O acordo foi feito a partir da nossa parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Instituto Kaleo

Durante a missão de 10 a 17 de dezembro de 2018, fechamos uma parceria com o Instituto Kaleo, que ofereceu serviços relacionados à Odontologia para profissionais e pacientes, tais como: palestra de saúde bucal, profilaxia, restauração, exodontia, raspagem e todos procedimentos pré-cirúrgicos necessários para o atendimento aos pacientes selecionados para a operação. Os suprimentos odontológicos utilizados nesses procedimentos foram doados pela Operação Sorriso. O Instituto Kaleo é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento humano no Brasil e em diversos países do mundo.

Santarém, Pará

Atendimento continuado

Em parceria com a  Prefeitura e com o apoio de empresas da região, demos o primeiro passo para a criação de um espaço de Atendimento Continuado ao Fissurado em Santarém. O local oferece tratamento odontológico e fonoaudiológico aos pacientes operados. O consultório de Odontologia e Ortodontia funciona em uma sala cedida pela Prefeitura na Casa da Criança.

Pró-Sorriso

Cedemos nove equipamentos, avaliados em R$ 33 mil, para a Pró-Sorriso –Associação de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal e Portador de Deficiência Auditiva do Oeste do Pará. A doação permitiu que a entidade, localizada em Santarém, implementasse um consultório odontológico de atendimento aos pacientes com fissuras faciais.