PRÊMIOS RECEBIDOS

A Operação Sorriso já recebeu diversos reconhecimentos e premiações nacionais e internacionais. Nos orgulhamos por figurar ao lado das principais organizações humanitárias internacionais em prol da saúde e da infância.

A Operação Sorriso foi aprovada no processo com conceito máximo (A+) em 2018, 2019 e 2021 pelo Selo Doar, conferido pelo Instituto Doar, que visa garantir padrões verificáveis de qualidade na gestão e na transparência das organizações brasileiras, nos mesmos moldes dos critérios de certificadores de 15 países que pertencem ao International Committee on Fundraising Organizations (ICFO).

A Operação Sorriso foi aprovada no processo com conceito máximo (A+) em 2018 e 2019 pelo Selo Doar, conferido pelo Instituto Doar, que visa garantir padrões verificáveis de qualidade na gestão e na transparência das organizações brasileiras, nos mesmos moldes dos critérios de certificadores de 15 países que pertencem ao International Committee on Fundraising Organizations (ICFO).

Em 2017 e 2018, a Operação Sorriso foi classificada entre as 100 melhores ONGs do Brasil, pelo Prêmio Melhores ONGs. A premiação tem como objetivo reconhecer boas práticas de gestão e transparência no Terceiro Setor e incentivar a cultura de doação.

O selo ONG Transparente, do Instituto Doar, tem como objetivo atestar a transparência de informações de organizações do terceiro setor através da web. São dez critérios simples de observar, fáceis de publicar e que auxiliam no processo de decisão de doar. Em 2018, este selo foi concedido a apenas 40 instituições.

O selo ONG Transparente, do Instituto Doar, tem como objetivo atestar a transparência de informações de organizações do terceiro setor através da web. São dez critérios simples de observar, fáceis de publicar e que auxiliam no processo de decisão de doar. Em 2018, este selo foi concedido a apenas 40 instituições.

Em 2013, a Operação Sorriso foi listada entre as três finalistas da categoria Instituição do Ano, do Prêmio Saúde, pelo trabalho em prol das crianças com fissuras. A premiação é organizada pela Editora Abril.

A Operação Sorriso é uma Organização Não-Governamental (ONG) associada ao Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (DPI). Desta forma, a Operação Sorriso atua como um vínculo de ligação com a Organização das Nações Unidas (ONU). Os critérios de filiação atestam que a ONG apoia e respeita os princípios da Carta da ONU e que possui uma clara definição de sua missão. Todas as ONGs afiliadas à ONU devem ter um satisfatório histórico de colaboração com a Organização, balanços financeiros auditados e um estatuto que permita um processo transparente de tomada de decisões e eleição de seus associados e conselheiros.

A Operação Sorriso foi eleita uma das finalistas do Prêmio Generosidade, organizado pela Editora Globo, no Brasil, em 2011. O Projeto Generosidade reúne todas as revistas e sites da Editora Globo em torno de uma causa pioneira na mídia brasileira: revelar e repercutir ações e exemplos de gente que faz e promove o bem no Brasil.

Em 2007, recebemos um reconhecimento especial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) após a realização da Jornada Mundial de Sorrisos (World Journey of Smiles). “A Jornada Mundial de Sorrisos tornou-se uma série histórica que mudou a vida de milhares de crianças em 25 países e destacou a amplitude e o alcance da Operação Sorriso”, declarou Nils Kastberg, diretor regional da UNICEF para América Latina e o Caribe.

Desde 2007 a Operação Sorriso está registrada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Este título é renovado anualmente pelo fato da organização atender estritamente todos os critérios de transparência contábil e administrativa, além da excelência no desempenho de seu trabalho. A emissão e renovação do título são feitas pelo Ministério da Justiça do Brasil.

Em 2001, a Operação Sorriso apareceu na lista elaborada pela revista Forbes que elegeu as 200 maiores instituições humanitárias do mundo. Esta pesquisa anual avalia informações básicas da performance financeiras de cada instituição. A lista é feita considerando receitas e despesas, compromisso com a causa, eficiência de captação de recursos e dependência dos doadores. Veja a lista aqui.