Carta do presidente

Queridos(as) amigos(as),

Um ano em que nos reinventamos. É assim que 2021 ficará marcado na história da Operação Sorriso no Brasil. O primeiro semestre, ainda sob forte impacto da pandemia de COVID-19, nos colocou cada vez mais próximos dos profissionais da saúde e dos nossos parceiros locais. Trabalhamos intensamente e conseguimos, com muito orgulho, disponibilizar insumos e respiradores para os hospitais locais e as secretarias de saúde. Essas doações permitiram o ampliamento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva durante os momentos mais críticos que a pandemia causou no nosso país. Nossos esforços salvaram vidas.

A segunda metade do ano trouxe o momento tão esperado por todos nós: o retorno dos programas cirúrgicos. Um ano e meio depois da paralisação dos atendimentos presenciais, voltamos a fazer o que mais nos move, que é criar sorrisos. Em um esforço conjunto de toda a nossa equipe executiva e dos(as) nossos(as) voluntários(as), realizamos dois programas nas cidades de Santarém, no Pará, e Porto Velho, em Rondônia. Atendemos a mais de 50 famílias e operamos 44 crianças, que crescerão com mais saúde, plenitude e qualidade de vida para realizar os seus maiores sonhos.

Os próximos anos serão cada vez mais intensos para nós da Operação Sorriso. Enquanto comemoramos 25 anos do nosso primeiro programa cirúrgico no Brasil, a nossa matriz internacional celebra quatro décadas de sua fundação. Esse aniversário especial traz consigo metas que mudarão o curso do atendimento à fissura labiopalatina em todo o mundo.

Durante esses 40 anos, realizamos cirurgias reconstrutoras e provemos atendimentos dentários para mais de 326 mil pessoas. O objetivo agora é chegar a 1 milhão de pacientes atendidos até 2032. Portanto, queremos e iremos fazer em uma década, o dobro do que fizemos nas últimas quatro. Faremos isso intensificando não somente os programas cirúrgicos, mas investindo diretamente no desenvolvimento de centros locais de saúde, ampliando cada vez mais o acesso ao tratamento da fissura labiopalatina em todo o mundo.

Esses resultados só foram possíveis porque contamos com voluntários dedicados, doadores generosos e parceiros comprometidos. Juntos, nesses próximos 10 anos, vamos contribuir para a construção de um mundo mais feliz e mais acolhedor, cheio de sorrisos.

Desejo que 2022 seja repleto de realizações e conquistas para todos nós,

Salvando vidas na luta contra a COVID-19

A pandemia de COVID-19 seguiu como um dos grandes desafios em todo o mundo. Em 2020, a Operação Sorriso iniciou o Movimento Juntos Por Vocês, com o objetivo de arrecadar recursos para comprar e doar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde que atuavam em hospitais na linha de frente. A campanha contou com a participação do público, de empresas e parceiros.

Em 2021, o movimento continuou, ganhou ainda mais força e foi fundamental para salvar vidas. A Operação Sorriso mobilizou importantes doações de parceiros e da Operation Smile International, a sua matriz nos Estados Unidos, para adquirir e doar equipamentos que permitiram a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) usados no atendimento a pacientes em estado grave.

Confira abaixo um resumo das doações feitas aos hospitais em 2021.

Para saber mais, acesse a página oficial do Movimento Juntos Por Vocês

A volta dos programas cirúrgicos

O ano de 2021 marcou o retorno das nossas atividades presenciais de atendimento às pessoas nascidas com fissuras labiopalatinas. Foram realizados dois programas cirúrgicos nas cidades de Santarém, no Pará, e Porto Velho, em Rondônia.

Ambos seguiram rígidos protocolos de prevenção à disseminação da COVID-19, o que resultou em dois programas seguros e sem nenhum caso de contaminação. Entre as principais medidas estavam:

  • exigência do esquema vacinal completo e do comprovante de vacinação para todas as pessoas envolvidas no programa;
  • criação de bolhas de trabalho entre os profissionais da saúde;
  • testagem frequente de voluntários, equipe, pacientes e familiares;
  • uso obrigatório de EPIs como máscaras N95 e máscaras cirúrgicas;
  • presença de uma coordenadora de Prevenção à COVID-19 em cada missão.

Veja abaixo um resumo geral dos dois programas.

  • 51 pacientes atendidos(as);
  • 44 pacientes operados(as);
  • 240 horas de trabalho doadas pelos(as) voluntários(as) que correspondem a R$ 143.476,34*;
  • 388 consultas médicas;
  • 43 atendimentos pós-operatórios;
  • 63 voluntários(as) envolvidos(as);
  • 12 áreas envolvidas (Anestesia, Assistência Social, Biomedicina, Cirurgia Plástica, Coordenação Local, Enfermagem, Fonoaudiologia, Histórias Clínicas, Odontologia, Pediatria, Psicologia e Técnica de Imagem do Paciente – Patient Imaging Technique – PIT).

*O valor teve como base os custos por hora trabalhada estipulados pelos sindicatos de Enfermagem (SEESP), Fonoaudiologia (FONOSP), Medicina (SIMESP), Odontologia (SOESP) e Psicologia (SINPSI).

A seguir, confira o detalhamento de cada programa cirúrgico.

Esforços para capacitação de profissionais

Um dos pilares do trabalho da Operação Sorriso é o treinamento de profissionais da saúde. As capacitações têm como alvo tanto os(as) voluntários(as) cadastrados(as) na nossa organização quanto às redes locais de atendimento de saúde das comunidades nas quais atuamos e/ou mantemos algum tipo de parceria.

O primeiro treinamento presencial do ano aconteceu em agosto, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, situado em Porto Velho, Rondônia:

  • Dez profissionais do hospital receberam um treinamento focado em processos importantes dentro do cenário da pandemia de COVID-19: intubação, parada cardiorrespiratória (PCR) e utilização de ventiladores pulmonares. A capacitação foi realizada por três voluntários(as) da Operação Sorriso: Alexandra Neuba (Anestesia), Alisson Denes (Enfermagem) e Flávia Gibara (Pediatria).

Em outubro ocorreu a renovação das certificações de 27 voluntários(as) de Anestesia, Enfermagem e Pediatria que participaram dos programas cirúrgicos de 2021:

  • Curso avançado de Suporte de Vida em Pediatria (Pediatric Advanced Life Support – PALS), que tem como objetivo identificar crianças com risco de desenvolver parada cardiorrespiratória. O curso ensina condutas necessárias na prevenção, ressuscitação e estabilização de crianças com falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória;
  • Curso básico de Suporte à Vida (Basic Life Support – BLS), que promove o treinamento da reanimação cardiorrespiratória (RCR) no atendimento a vítimas de todas as idades, incluindo o uso de desfibrilador externo e a desobstrução de vias aéreas, entre outros procedimentos. O curso é realizado em parceria com a American Heart Association (AHA).

A Operação Sorriso aproveitou a estadia em Porto Velho (RO) durante o programa cirúrgico realizado no mês de dezembro para oferecer um treinamento na área de Odontologia:

  • Daniela Bueno, dentista voluntária da Operação Sorriso, ministrou um curso para quatro dentistas da região com os seguintes temas: modeladores nasais, ortopedia funcional precoce e preparo de enxerto.

Parcerias que fazem acontecer

Um dos pilares que sustenta a atuação da Operação Sorriso no Brasil é a manutenção de fortes relacionamentos com empresas, entidades governamentais e parceiros locais que acreditam na causa da fissura labiopalatina e na nossa missão: levar tratamento gratuito e seguro de saúde a todas as pessoas.

Confira abaixo as principais doações recebidas pela Operação Sorriso em 2021.

Recursos financeiros

  • White Martins (programa de Santarém e projeto de apoio a hospitais/COVID-19)
  • Temasek (projeto de apoio a hospitais/COVID-19);
  • Usina de Jirau e BNDES (programa de Porto Velho);
  • Engie (intermediada pela ONG Melhores Dias para o desenvolvimento de um curso de introdução à fissura labiopalatina);
  • Comerc Energia (apoio institucional);
  • Icatu (programa de Santarém);
  • Citibank (intermediada pela Associação +Esperança para o programa de Santarém);
  • SAP (apoio institucional);
  • Cartos (apoio institucional);

Produtos/insumos utilizados nos programas cirúrgicos

  • Cristália: anestésicos;
  • Eco Diagnóstica: 250 testes antígenos para detecção de COVID-19 (programa cirúrgico de Porto Velho);
  • Johnson & Johnson: suturas;
  • Silimed: modeladores nasais;
  • White Martins: cilindro de oxigênio para calibragem de equipamentos de anestesia.

Prestação de serviços pro-bono

  • Azul Linhas Aéreas: passagens aéreas para os voluntários e transporte aéreo da carga dos programas cirúrgicos (via Azul Cargo);
  • 3CX: doação da licença da plataforma de videoconferência;
  • Alfa Computer: suporte de help desk e soluções de Tecnologia da Informação;
  • Comunicare: assessoria de imprensa;
  • Gil Melo Arquitetura: serviços de arquitetura;
  • SAP: software Business One (base de dados e prontuário virtual de pacientes);
  • Schivartche Advogados: serviços de advocacia.

*Confira a lista completa de parceiros e doadores ao final do Relatório.

Atividades com parceiros nos programas cirúrgicos

Durante os atendimentos em Santarém e Porto Velho, a Azul Linhas Aéreas foi representada por quatro colaboradores que atuaram como voluntários. Eles auxiliaram o time da Operação Sorriso na gestão da carga (de insumos e medicamentos) e interagiram com os pacientes.

A Hasbro foi outra empresa que também marcou presença nos programas. Em Santarém, aproximadamente 100 crianças (pacientes da Operação Sorriso e da Casa da Criança – núcleo local de atendimento à fissura labiopalatina) receberam a doação de brinquedos doados pela companhia. A doação fez parte de uma campanha de Dia das Crianças. Os pequenos também receberam uma cópia do livro O Sorriso de Maria, de Gustavo Galvão.

Em Porto Velho, durante o Global Day of Joy – data tradicional celebrada pela Hasbro em que o objetivo é tornar melhor o dia de crianças e suas famílias pelo mundo –, a empresa promoveu uma oficina on-line com 25 colaboradores. Eles participaram de brincadeiras virtuais com os pacientes atendidos pela Operação Sorriso no programa cirúrgico. A atividade teve participação de voluntários do Sorria PVH, clube estudantil da região.

Representatividade que faz a diferença

Em janeiro, a Operação Sorriso participou da estreia do livro O Sorriso de Maria, de Gustavo Galvão. A obra foi lançada em uma página dentro do nosso site oficial, onde era possível fazer uma doação a partir de R$ 35 para receber uma cópia do livro.

A história do livro é protagonizada por uma menina que nasceu com uma fissura no lábio e que tem um superpoder em seu sorriso: levar felicidade a todos que estão à sua volta. Maria representa as milhares de crianças que nascem todos os anos no Brasil com alguma fissura no lábio e/ou palato, conhecidas como fissuras labiopalatinas. Ela é, na verdade, sobrinha de Gustavo Galvão, autor que decidiu homenagear a recém-nascida filha de seu irmão Antônio e sua cunhada Adriana, a Maria.

Os direitos autorais do livro foram doados por Gustavo à Operação Sorriso. Ao todo, mais de 250 exemplares foram entregues a doadores de todo o Brasil e até da Europa – um livro foi enviado para Portugal.

A Operação Sorriso também presentou com um exemplar as crianças que foram atendidas durante os programas cirúrgicos de Santarém (PA) e Porto Velho (RO), realizados no fim do ano de 2021.

Campanha de fim de ano

Outra ação muito importante e que trouxe visibilidade para a causa da fissura labiopalatina foi realizada pela Azul Linhas Aéreas. A companhia gravou uma campanha publicitária com a presença de pessoas envolvidas diretamente pelo trabalho da Operação Sorriso. Assista abaixo ao vídeo da campanha.

A campanha Não existem fronteiras para os sonhos foi veiculada na véspera do Natal em todos os canais digitais da Azul, como YouTube, Facebook e Instagram. O comercial teve a participação das pacientes Ályda Mendes e Maria do Socorro (com a sua filha Francisca Adriana de Medeiros), da voluntária Sílvia Natch e de Guilherme Wieczorek, coordenador de comunicação da Operação Sorriso.

Atuação dos jovens em prol da causa

Um dos objetivos da Operação Sorriso é incentivar a formação de futuros líderes humanitários. Para isso, a organização incentiva a criação de clubes estudantis dentro de escolas e universidades. A partir dos grupos formados, os alunos participam de atividades educativas, de assistência à sua comunidade local e de captação de recursos para a ONG.

Atualmente, o Brasil conta com seis clubes estudantis: Operation Smile Graded e Operation Smile Saint Francis (ambos em São Paulo), OSCA Fortaleza (Ceará), OSCA Santarém (Pará), Sorriso Mandacaru (Mossoró, Rio Grande do Norte) e Sorria Porto Velho (Rondônia). Ao todo, os seis clubes reúnem mais de 300 voluntários(as).

Ao longo do ano de 2021, os estudantes participaram de atividades e desafios on-line propostos pela equipe da Operação Sorriso. Além disso, eles também promoveram algumas atividades em suas comunidades. Dentre as ações, estiveram:

  • webinars com Patricia Moraes, diretora do grupo Mulheres do Brasil e sócia fundadora da Unbox Capital, e Helio Beltrão, fundador do Instituto Millenium e CEO do Instituto Mises Brasil. Por meio dos dois eventos foram arrecadados R$ 10.000,00 (Operation Smile Graded);
  • espetáculo on-line de teatro Panóptico, em parceria com o grupo BIPTICES, que aconteceu nos dias 1º e 16 de maio, arrecadando R$ 11.822,00 em doações para a Operação Sorriso (Operation Smile Saint Francis);
  • participação na retirada da carga usada nos programas cirúrgicos nas cidades de Santarém e Porto Velho, interação com os pacientes e suporte à equipe de profissionais da área da saúde durante os dias de atendimento (OSCA Santarém e Sorria Porto Velho);

Crescimento da captação com pessoas físicas

Em 2021, a organização trabalhou ao longo do ano para expandir a captação on-line de recursos financeiros. Confira abaixo algumas das iniciativas que aconteceram ao longo do ano.

  1. Adote um Sorriso: campanha de marketing digital focada na captação de doadores recorrentes (mensais);
  2. Campanhas sazonais: Ano-novo (calendários e brindes), Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças;
  3. Lançamento do livro O Sorriso de Maria, em parceria com o autor Gustavo Galvão
  4. Rhinoplasty World Summit (evento on-line em parceria com o Dr. Fernando Nakamura);
  5. Eventos de captação em conjunto com os clubes estudantis: espetáculo de teatro virtual Panóptico (Operation Smile St. Francis) e webinars com especialistas financeiros (Operation Smile Graded).

O resultado foi o crescimento de 103% no valor arrecadado com pessoas físicas em comparação com o ano anterior.

O número de doadores recorrentes, ou seja, das pessoas que fazem doações mensalmente para a Operação Sorriso, também apresentou crescimento ao longo de 2021. Em janeiro, a base mensal era composta por 39 pessoas, o que correspondia a um valor captado de R$ 1.815,00. Ao final do ano, em dezembro, o número subiu para 65 doadores recorrentes (+ 67%) que contribuem com R$ 3.885,03 (+ 114%).  O valor médio doado por pessoa passou de R$ 46,54 para R$ 59,77 (+ 28%). O crescimento da base de doação recorrente é um dos principais objetivos da ONG em relação à captação de recursos com pessoas físicas.

Nosso time

No dia 10 de abril aconteceu a Assembleia Geral (AG) de 2021, onde foram debatidos os seguintes temas: aprovações do Relatório de Atividades de 2020 e do Balanço Financeiro de 2020, eleição para as vagas remanescentes do Conselho Multidisciplinar de Saúde (áreas de Anestesia e Enfermagem) e demais deliberações como a mudança de endereço da sede da organização e a oficialização da nova diretora executiva. Confira abaixo como ficou a equipe da organização após essas alterações.

CONSELHO DIRETOR

Presidente
Túlio Prazin
Presidente na Johnson & Johnson Medical Devices LATAM South

Vice-presidente
Osvaldo Coltri
CEO na Vitopel

Membros
Dr. André Schivartche
Sócio na Schivartche Advogados

Dr. Henrique Cintra
Diretor Clínico do CTAC/UERJ

 

CONSELHO FISCAL

Aline Lima Künzel
Vice-presidente na Temasek

Wolley Attie
CFO Regional na Vitopel

CONSELHO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

Presidente
Dr. Hugo Rodrigues

Vice-presidente
Dra. Tereza Sigaud

Representantes

Anestesia (a partir de 10 de abril)
Dra. Alexandra Neuba
Dr. Marcelo Teixeira

Cirurgia Plástica
Dr. Marcio Arnaut Junior

Enfermagem
Enfª. Silva Natch
Enfº. Alisson (a partir de 10 de abril)

Pediatria
Dr. Ricardo Barros

EQUIPE EXECUTIVA

Diretoria Executiva

Cristina Murachco

Administrativo & Financeiro

Coordenação
Ket Cremonesi

Auxiliar 
Gabriel Aquino

Captação de Recursos

Assistente
Izabela de Macedo (contratada a partir de 5 de abril)

Comunicação & Marketing

Coordenação
Guilherme Wieczorek

Assistente
Hudson Junior (promovido de Auxiliar para Assistente em 16 de agosto)

Programas

Coordenação
Mariana Alves

Analista
Giovanna Lombardo (promovida de Assistente para Analista em 1º de novembro)

Patrocinadores e apoiadores

Certificações