ONDE CONSEGUIR AJUDA

As missões da Operação Sorriso são divulgadas com antecedência em nosso site e em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Quanto custa uma cirurgia?

Todos os atendimentos e as cirurgias realizadas em nossas missões são gratuitas para o paciente. No sistema privado, o preço da cirurgia varia bastante, pois não é tabelado e depende de alguns fatores: tipo e dificuldade da cirurgia, qualificação do cirurgião e da equipe e custos hospitalares. A cirurgia também pode ser realizada em hospitais universitários e pelo convênio médico (neste caso, caso o parto tenha sido feito por meio do convênio, é preciso incluir a criança no plano de saúde no primeiro mês de vida para que, caso a cirurgia seja feita depois, não seja caracterizada como doença pré-existente).

As cirurgias podem ser feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)?

Sim, porém, não é obrigatório. Porém, há um Projeto de Lei (PL 3.526/2019) que visa estabelecer a obrigatoriedade da prestação de cirurgia plástica reconstrutiva de fissura labial ou fenda palatina, assim como o tratamento pós-cirúrgico, pelo SUS. Esse projeto está em tramitação, aguardando a aprovação na Comissão de Assuntos Sociais. Para se manifestar favorável à aprovação desse PL, vote aqui.

Onde posso procurar atendimento e cirurgia para fissura facial?

Em geral, é necessário acompanhamento longo e constante do cirurgião plástico, fonoaudiólogo, ortodontista e demais profissionais, por isso, recomenda-se que o tratamento seja feito na cidade ou na mesma região em que o paciente mora. Existem diversos centros de tratamento no Brasil, além de grupo de apoios. Para saber onde encontrar atendimento no seu Estado, entre em contato pelo e-mail [email protected]