PREMIAÇÕES

A Operação Sorriso se sente honrada por ter recebido enorme reconhecimento nacional e internacional desde o início de sua jornada. Nos orgulhamos por figurar ao lado das principais organizações humanitárias internacionais em prol da saúde e da infância. 

O Prêmio Saúde é organizado pela Editora Abril para reverenciar ações de saúde em prol das pessoas menos favorecidas do país. Em 2013, a Operação Sorriso foi listada entre os 3 finalistas como Instituição do Ano pelo trabalho em prol das crianças com fissuras.


A Operação Sorriso é uma Organização Não-Governamental (ONG) associada ao Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (DPI). Neste sentido, a Operação Sorriso atua como um vínculo de ligação com a Organização das Nações Unidas (ONU). Os critérios de filiação ao DPI, da ONU, é de que a ONG deve apoiar e respeitar os princípios da Carta da ONU e ter uma clara definição de sua missão. Todas as ONGs afiliadas à ONU devem ter um satisfatório histórico de colaboração com a Organização, balanços financeiros auditados, e um estatuto que permita um processo transparente de tomada de decisões e eleição de seus associados e conselheiros.


A Operação Sorriso foi eleita uma das 10 finalistas do Prêmio Generosidade, organizado pela Editora Globo, no Brasil, em 2011.

O Projeto Generosidade reúne todas as revistas e sites da Editora Globo em torno de uma causa pioneira na mídia brasileira: revelar e repercutir ações e exemplos de gente que faz e promove o bem no Brasil.


Reconhecimento especial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2007, após a realização da Jornada Mundial de Sorrisos (World Journey of Smiles). “A Jornada Mundial de Sorrisos tornou-se uma série histórica que mudou a vida de milhares de crianças em 25 países, e destacou a amplitude e o alcance da Operação Sorriso", declarou Nils Kastberg, Diretor Regional da UNICEF para América Latina e no Caribe.


Desde 2007 a Operação Sorriso está registrada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Este título tem sido renovado anualmente pelo fato da organização atender estritamente todos os critérios de transparência contábil e administrativa, além da excelência no desempenho de seu trabalho. A emissão e renovação do título são feitas pelo Ministério da Justiça do Brasil.


A Operação Sorriso aparece na lista elaborada pela revista Forbes entre as 200 maiores Instituições Humanitárias do mundo desde 2001. Esta pesquisa anual avalia informações básicas da performance financeiras de cada instituição. A lista é feita considerando receitas e despesas, compromisso com a causa, eficiência de captação de recursos e dependência dos doadores. Veja a lista aqui.


“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso