A área de Programas Estudantis da Operação Sorriso, por meio do clube Sorria PVH, realizará o 1º Encontro de Conscientização Sobre a Fissura Labiopalatina. O evento acontecerá no dia 21 de junho, terça-feira, das 14h às 18h, no auditório do Campus 2 do Centro Universitário São Lucas. A entrada é gratuita para estudantes da área da saúde (é necessário levar um quilo de alimento não perecível que será doado às famílias atendidas pela Operação Sorriso em Porto Velho, em Rondônia). O evento dará direito a um certificado com carga de quatro horas emitido pelo Centro Universitário.

 O Encontro terá a participação de profissionais da saúde que atuam como voluntários da Operação Sorriso e são referências no atendimento a crianças e adultos nascidos com fissuras labiopalatinas. A organização atua no Brasil desde 1997, onde já operou quase 6 mil pacientes e é considerada uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, com presença em mais de 30 países. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um dos três palestrantes e o tema das suas apresentações.

O que é fissura labiopalatina?

O Dr. Henrique Cintra é cirurgião plástico, membro do Conselho Diretor da Operação Sorriso e Diretor Clínico do Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTAC/UERJ).

A palestra irá abordar quais são as principais causas associadas ao surgimento das fissuras labiopalatinas, como são identificadas as fissuras e como a Operação Sorriso atua no Brasil e em mais de 30 países pelo mundo.

As principais descobertas do Projeto Genoma Humano sobre as fissuras e a genética

A Dra. Maria Rita Passos Bueno, professora titular de Genética Humana da Universidade de São Paulo, lidera o Projeto Genoma Humano, que faz estudos genéticos sobre as condições relacionadas às fissuras labiopalatinas.

A pesquisadora irá abordar e explicar como acontece o processo de coleta do material genético com os pacientes da Operação Sorriso, o que é feito com o material coletado e quais são as descobertas realizadas pelo Genoma e quais impactos elas já produziram para o avanço do tratamento das fissuras labiopalatinas no Brasil.

Primeiros cuidados para pacientes com fissuras labiopalatinas

O Dr. Bruno Dias é chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTAC/UERJ).

Durante a sua apresentação, ele irá abordar quais são os principais cuidados relacionados aos pacientes nascidos com fissuras labiopalatinas e sobre a importância de um atendimento multidisciplinar com a presença de profissionais de áreas como Odontologia e Fonoaudiologia.

Informações sobre o evento

Data e horário
21 de junho de 2022, terça, das 14h às 18h

Local
Auditório do Campus 2 do Centro Universitário São Lucas (Rua João Goulart, 666 – Porto Velho, Rondônia)

Palestras

14h – O que é fissura labiopalatina?

Palestrante: Dr. Henrique Cintra, membro do Conselho Diretor da Operação Sorriso

14h55 – As principais descobertas do Projeto Genoma Humano, da USP, sobre as fissuras e a genética

Palestrante: Dra. Maria Rita Passos Bueno, professora titular de Genética Humana da USP

15h50 – Primeiros cuidados para pacientes com fissuras labiopalatinas

Palestrante: Dr. Bruno Dias, chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do CTAC/UERJ

16h45 – Roda de perguntas para os palestrantes

Momento aberto para perguntas do público 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e direcionadas para estudantes e profissionais da área da saúde. Clique aqui para fazer a sua inscrição no evento.

No dia do evento é necessário trazer um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão e macarrão) que será doado para as famílias atendidas pela Operação Sorriso. Também é preciso estar com algum documento de identificação oficial (RG, CNH, passaporte etc.) para emissão do certificado.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso chegou ao Brasil em 1997, onde já realizou 5.834 cirurgias gratuitas para crianças, adultos e idosos nascidos com fissuras labiopalatinas. Atualmente, a ONG trabalha com foco nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso ao tratamento é mais escasso. A ONG é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, reunindo profissionais da saúde de 80 países. Para saber mais sobre a organização, acesse operacaosorriso.org.br

Siga a Operação Sorriso

Se preferir, realize a doação por transferência bancária ou Pix.

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/0001-85
Banco Itaú: 341
Agência: 8729
Conta-corrente: 23082-4
Chave Pix (Itaú): 08.691.563/0001-85 (CNPJ)

Caso queira receber o recibo da sua doação, envie o comprovante para [email protected]

Se preferir, realize a doação por transferência bancária ou Pix.

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/0001-85
Banco Itaú: 341
Agência: 8729
Conta-corrente: 23082-4
Chave Pix (Itaú): 08.691.563/0001-85 (CNPJ)

Caso queira receber o recibo da sua doação, envie o comprovante para [email protected]

 

Siga a Operação Sorriso

Translate »